AmazonBioEco na COP 30: Vozes Comunitárias na Agenda Climática Global
Um resumo da atuação do projeto AmazonBioEco na Conferência do Clima da ONU
Resumo Executivo: O projeto AmazonBioEco, iniciativa da Rede de Migração Unidos no Brasil, garantiu a participação ativa de comunidades indígenas, migrantes e periféricas de Roraima na COP 30, levando demandas territoriais para o centro das negociações climáticas globais.
Missão Cumprida
Através de um processo participativo inédito, o AmazonBioEco realizou consultas comunitárias em quatro territórios de Roraima, sistematizando demandas locais em um documento político que foi oficialmente apresentado durante a COP 30 em Belém.
Comunidade Indígena
Pacaraima - Fronteira
Amajari - Saberes Tradicionais
Boa Vista - Periferia Urbana
Conquistas e Resultados
Manifesto comunitário com demandas para a COP 30
Produzido pela UFPA com vozes comunitárias
Ingresso no Fórum Florestal da Amazônia
Formação em advocacy climático e negociações
Registro Visual
Algumas imagens das atividades realizadas:
Princípio Guia: "Nada Sobre Nós, Sem Nós"
O AmazonBioEco reafirma o compromisso de garantir que comunidades indígenas, migrantes e periféricas sejam protagonistas na formulação de políticas para a agenda climática, bioeconomia e justiça socioambiental na Amazônia.
Veja o Relatório CompletoTemáticas Trabalhadas
O projeto promoveu diálogos sobre:
Metodologia: Cada comunidade realizou seu processo próprio de escuta e construção de propostas em seu território, respeitando seus tempos, lideranças e formas de organização.
Para conhecer todos os detalhes do processo, resultados completos, documentos produzidos e próximos passos do projeto AmazonBioEco:
Acesse o Site Oficial: www.amazonbioeco.com/cop-30Conteúdo completo com fotos, documentos, vídeos e relatórios detalhados